Postagens Populares

Postado Por: Aléxis Campbell quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Lammas


O Sabá Lammas acontece em 1º de agosto, ou primeiro de fevereiro caso você inverta a roda.
Também conhecido como Lughnasadh, é um dos festivais celtas do fogo. Seu nome é significa, literalmente, A Festa de Lugh, que seria um Deus Celta. Leva esse nome porque era a época em que os antigos povos celtas realizavam jogos em homenagem à Lugh e sua mãe. Os jogos são simples, de modo que todos possam participar. Corrida com três pernas, Corrida com ovo na colher, Corrida de revezamento em equipe e Braço-de-força são alguns exemplos de diversões que ocorriam durante a festa.


Lammas é a primeira colheita do verão, celebra-se a chegada das colheitas e dos Deuses.

Dedicado à Lugh, o sabá representava seu sacrifício anual que garantia a maturação das sementes, sua colheita e o fornecimento dos grãos para o próximo plantio, ou seja, é um festival que celebra, essencialmente, os grãos e pães. Vemos Lammas, então, como um festival da regeneração onde celebra-se a plenitude da Terra, a agricultura e todas as realizações em nossas vidas, é de extrema importância para comemorar o cultivo que hoje está em nossas mesas nos fartando.


Alguns costumes do Lammas



- Lughnasadh era a festa céltica que comemorava os jogos funerais de Lugh. Não a morte de Lugh, mas os jogos que ele institucionalizou para honrar a morte de sua mãe adotiva, Tailtu. Na Irlanda, Lughnasadh é chamado de “Jogos de Tailtu”.

- Nos antigos rituais de Lammas, havia uma efígie do Deus Milho feita com vime e outros materiais. O homem de vime era preenchido com todos os “sacrifícios” da aldeia: frutas, grãos, riquezas, vinho e outras oferendas. Uma fogueira enorme era construída e consagrada. Durante a cerimônia deste festival, o homem de vime era lançado sobre o fogo e sacrificado, levando assim os desejos das pessoas ao mundo dos deuses.

- Simplificando a ortografia, Lúnasa significa “mês de agosto” em gaélico-irlandês. Lunasda e Lunasdal signigicam “Lammas” (primeiro de agosto em gaélico-escocês). Na Ilha de Man, o equivalente é Laa Luanys ou Laa Lunys. Na Escócia, é Iuchar. Na península de Dingle é conhecida por An Lughna Dubh (“o festival sombrio de Lugh”).

Deixe uma Resposta

- Copyright © 2013 † Little Fallen Sanctuary † - Traduzido Por: Template Para Blogspot