Postagens Populares

Postado Por: Aléxis Campbell sexta-feira, 9 de novembro de 2012

A tristeza é um sentimento intrínseco ao ser humano, todas as pessoas estão sujeitas a tristeza. É a ausência de satisfação pessoal quando o indivíduo se depara com sua fragilidade. Enquanto a depressão é a raiva e a vingança digerida na pessoa. Na prática, é uma tentativa de devolver para os outros o que existe de pior em si.


Quando uma pessoa está triste, percebe-se um certo alongamento na face como se estivesse sendo puxada para baixo. A cabeça pode inclinar-se um pouco em um dos ombros. Além disso, geralmente a pessoa tem o rosto pálido e sem cor. Surgem também rugas horizontais na testa. Os cantos interiores das sobrancelhas se erguem, e as pálpebras superiores podem se abaixar. Unida a esse conjunto, a boca tem os seus cantos levemente caídos. Quando o queixo se eleva fica ainda mais marcante a descida da boca.


A raiva existente na depressão é resultado da total falta de vitalidade e motivação. Existe também uma infantilização, onde o indivíduo induz o ambiente a ampará-lo e dedicar atenção exclusiva a ele. A depressão inibe a coragem de enfrentar os desafios, regride a busca do prazer e contamina o ambiente a sua volta.

A tristeza não chega aos limites citados na situação depressiva. Pelo contrário, é uma ferramenta valiosa para avaliação das metas de vida. Na infância, o modo de encarar a tristeza será definitivo para estabelecer a personalidade adulta.

Infelizmente, na cultura ocidental não valoriza-se os aspectos emotivos. Assim, um indivíduo se desenvolve crendo que a tristeza é um sentimento negativo, que fragiliza e expõe a personalidade.


O descaso com os valores humanos acabam por expor o homem ao negativismo, e a busca excessiva pelos bens materiais e status social compensa a carência sentimental, mas por outro lado, contamina e deturpa a noção de humanismo. Neste caso, a tristeza é apenas uma bússola que aponta a área emotiva mais afetada. Porém, outros sentimentos como o medo e a inveja funcionam como um alerta ao modo de vida desumano. A aceitação do fracasso e da fragilidade fica comprometida, já que o indivíduo direciona o motivo dos seus insucessos a outras causas, quando na verdade seriam apenas conseqüências.

O egoísmo exacerbado, no qual o homem é induzido desde a infância, produz um vazio pessoal. Porém, o bem-estar esta diretamente ligado a satisfação alheia. Se não houver a solidariedade o "vazio da personalidade" irá expandir-se. A tristeza ocupa este espaço e desmotiva o indivíduo a dar continuidade na busca de qualquer outro valor.


Outro fator que fortemente desencadeia a tristeza é a recusa. A dificuldade em aceitar o "não" torna-se desmotivante e abala a auto-estima. Por outro lado, a rejeição e a incapacidade frente a alguns obstáculos leva a quadros mais sérios e profundos da tristeza.

É notório que o indivíduo que sofre desperta comoção no ambiente, neste caso a atenção dispensada por outros faz com que o indivíduo sinta-se acolhido. Cultivar a tristeza é apenas fazer a manutenção desse estado de atenção e acolhimento despertada, é manter-se afastado e protegido da competitividade e ambição que norteiam a sociedade. Mas na maioria das vezes, a solidariedade e o altruísmo são hipócritas, porque a necessidade da auto-superação e status social faz com que o sentimento de comoção seja verdadeiro, mas o apoio sincero é substituído pelo prazer na derrota alheia. Assim, esta afirmação é concretizada pelo fato de que o assistencialismo não supre as carências afetivas. é apenas um retórico inconsciente que absolve a obrigação da solidariedade.


Geralmente os indivíduos que sofrem de tristeza tem como característica básica de personalidade impor a sua solidão pessoal para todas as pessoas que encontrarem no decorrer de suas vidas, como uma vingança contra seu sentimento que o martiriza. Assim, tornam-se retraídas, ciumentas e possessivas. Na questão sentimental, impõem ao parceiro uma eterna espera pela doação de seu lado afetivo.

Retirado e adaptado de: Spectrum Gothic

{ 2 comentários... read them below or Comentario }

  1. Tristeza... Legal ,encontrei esse blog na busca de colocar alguma coisa nesse exato momento no meu... buscava algo sobre tristeza...hoje estou tão triste..depois de 3 copos de vinho sozinha,meu marido dormindo como se nen estivesse me enxergando ..e minha vida um perfeito caos! sempre gostei do estilo gótico .. mas agora vejo que essa me parece a melhor saída !

    ResponderExcluir
  2. Marciele, beber não vai te ajudar a resolver os problemas que te deixam triste, nem anti depressivos, nem remedios, apenas você enfrentar seus medos, superar as coisas do passado, conversar com seu marido que parece não saber de nada e tentar resolverem isso juntos. Alguém uma vez me disse que relacionamento, por mais que você ame a pessoa não é um relacionamento se não tem comunicação. Ideias repentinas de suicidio, de intoxicação por meio de drogas e bebidas, não são a melhor saída.
    Tenta comer melhor, fazer exercicios fisicos, conversar mais com as pessoas que se importam contigo, vai ajudar muito e enfrente sua tristeza, diga o que está errado e supere. Todos somos tristes, felizes, indecisos, se queremos mudar isso conseguimos.
    Volte sempre, será bem vinda aqui e obrigada por nos visitar.

    ResponderExcluir

- Copyright © 2013 † Little Fallen Sanctuary † - Traduzido Por: Template Para Blogspot