Postagens Populares

Postado Por: Aléxis Campbell sábado, 12 de março de 2011


Diferente do que muitos pensam, o termo 'gótico' não se origina diretamente do povo conhecido como 'godos' ( germanicos barbaros, que viveram por volta de 530 A.C.), o fato que faz com que muitos difundam estes termos a ponto de faze-los acreditar que há alguma ligação entre estes, é que os Godos, participaram das chamadas 'Guerras góticas',e também pela arte gótica ter surgido durante os tempos dos barbaros, aonde estes dizimavam a civilização romana.
Originou-se de uma denominação utilizada pelos artistas renascentistas para nomear um estilo artístico, que julgavam de mau gosto porém, exótico. Este termo relacionado a arte, foi usado primeiramente pelo pintor e arquiteto italiano Giorgio Vasari, associando os bárbaros e vândalos com esta arte, por ela ser obscura, oposto a perfeição e passar um certo negativismo, daí extraindo dos Godos o nome Gótico.
Somente no século XIX, neogótico que define e expande o gosto pela utilização de elementos decorativos góticos, reconhece pela primeira vez as diferenças artísticas que separam o estilo românico do gótico (ambos surgiram durante o mesmo período).
O estilo gótico, foi marcadamente francês, porem expandiu-se por toda a Europa principalmente por parte da Igreja Católica.


Características da arte gótica:


•Verticalismo
•Arco quebrado ou ogival
•Abóbada de arcos cruzados
•O vitral
•Paredes mais leves e finas
•Nas torres (principalmente nas torres sineiras) os telhados são em forma de pirâmide.
•Gárgulas
• Estátuas de mármore


Estudar sobre o termo, nos ajuda a entender também um outro ponto importante na subcultura, a atração dos góticos pelos cemitério, que ainda cultivam este estilo medieval, e também a origem do nome, que surgiu a partir de tal arte não da historia dos Godos em si.

Retirado de: Gothic World

{ 2 comentários... read them below or Comentario }

  1. Ah! muito bom seu blog amei!
    quando puder da uma passadinha no meu
    >http://ladydark-darkness.blogspot.com/
    será muito bem vindo! bjs ♥

    ResponderExcluir
  2. Fico feliz que tenha gostado, volte sempre!

    ResponderExcluir

- Copyright © 2013 † Little Fallen Sanctuary † - Traduzido Por: Template Para Blogspot